Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog de partilha de opiniões de livros, filmes e séries. E mais umas coisas...

Nadar no Escuro, de Tomasz Jedrowski (2020)

O livro de hoje é mais uma recomendação da Rita da Nova, do podcast do Livra-te. A Rita diz que amou o livro, as classificação no GoodReads são muito boas, e eu lancei-me mal ele foi traduzido. Trata-se do primeiro livro do escritor Tomasz Jedrowski, Nadar no Escuro

nadar.jpeg

Confesso que as minhas expectativas iam muito altas, mas o que é certo é que não desiludiu. Não posso dizer que tenha sido dos meus livros favoritos de sempre, mas foi um dos melhores, pelo menos do ano. No entanto, uma coisa interessante, é que acho que o sítio onde o li, o momento, não foi o melhor. Este livro pede calma, pede sossego, e eu li na praia. Não é, de todo, livro de praia! 

De resto, a história é fabulosa. Adorei perceber como se vivia na Polónia no Pós-Guerra, nos anos 80. Não sabia, de todo, que se vivia num género de ditadura, com censura, com inflações nos preços da comida na ordem dos 70-80% do dia para a noite, e, claro, com o pavor de um homossexual ser apanhado. E a personagem principal é homossexual, vive na luta de conseguir um doutoramento, apenas pelo seu próprio pé e não com ajuda de terceiros (o que não é simples naqueles tempos), e sem ser apanhado. 

A luta que vive, a luta interna, a luta de parecer ser o que não é, é excepcional, está muito bem contada mesmo. E a escrita é muito boa também! 

Recomendo sem dúvida!

 

Classificação:  5 / 5