Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog de partilha de opiniões de livros. E mais umas coisas...

Verão (Seasonal #4), de Ali Smith (2020)

E hoje trago o último livro da tetralogia de Ali Smith, Seasonal. O último livro é Verão. Podem ler as reviews dos anteriores livros aqui: Outono, Inverno e Primavera

verão.jpg

Depois de dois livros que me senti um pouco perdida, finalmente o último deu-me novo alento. Já achei este livro mais ao nível do primeiro, já havia uma história, já consegui perceber o enredo. 

Este livro cruza algumas das personagens dos livros anteriores, o que é muito interessante e já se sente alguma esperança, alguma alegria (apesar de falar muito do confinamento inicial do Covid em 2020). É também uma crítica enorme ao governo de Boris Johnson, uma visão de um inglês sobre o seu próprio governo - algo que eu não costumo ver, só sei a visão dos portugueses sobre o seu próprio governo. 

E o estilo de Ali Smith aqui perdura, uma estilo meio filosófico, meio perdido, sem um elo de ligação grande, mas interessante. Pelo menos eu gosto muito deste tipo de escrita. 

 

E sobre a tetralogia como um todo? Recomendo, mas não é leitura fácil. É preciso estar focado e ter alguma resiliência para os ler todos. 

 

Classificação:  4 / 5